segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jovem Guarda


Foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brauusileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.


Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela percursora do rock no país, Celly Campello(foi uma cantora e percursora do rock no Brasil, surgindo antes que a Jovem guarda). Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "lê-lê-lê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do lê-lê-lê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 60, comandada por bandas como Beatles e Rolling Stones.


Marx dizia: "O futuro está nas mãos da Jovem Guarda". Essa frase de Marx influenciou o programa de auditório da TV Record que foi comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Esse programa impulsionou a venda de muitos acessórios e roupas.


Instrumentos típicos: guitarra elétrica, baixo, bateria e metais(instrumentos musicais de sopro como trompete).

Lê lê lê: expressão de dominação do rock'n'roll brasileiro.


Principais sucessos: "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garoto Papo-Firme"; "Biquini de Bolinha Amarelinha"; "Meu Bem";

Em termos estilísticos o principal ídolo e exemplo que influenciou as vestimentas masculinas desse movimento foi Elvis Presley: Jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua. A minissaia e olhos maquiados chegaram com força intensa e as perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Wanderléia de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa (como os Beatles). A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno"


3 comentários:

  1. mto show esse blog!
    gostei mto!
    parabens para o pessoal que feis

    ResponderExcluir
  2. UHUUU QUE SITE LINDOOO
    ADOREEEEI
    ARRASAMOS \o

    ResponderExcluir
  3. perfeitooo! a Vanderléia AMOU tmb :D
    beeijoos genteee

    ResponderExcluir